sexta-feira, 24 de junho de 2011

Curiosidades sobre a cor dos alimentos





Comer bem não se traduz em devorar um prato montanhoso, duas vezes ao dia, mas monótono tanto ao paladar como à visão. Tampouco se saciar com lanches gordurosos às pressas, pensando no trabalho, nos problemas e, pior ainda, é ter em mãos um jornal que só traz notícias ruins.. É ver e sentir o sabor de múltiplas cores várias vezes ao dia, com a mente direcionada naquilo que se come com prazer. Comentar assuntos desagradáveis durante uma refeição é pecado mortal. Brigas então nem se fala.
As cores dos alimentos são determinadas pela sua constituição, tanto em oligoelementos como em seu teor vitamínico.
Os alimentos brancosb: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, banana e cogumelos são as principais fontes de potássio e cálcio, muito importantes para os ossos (cálcio) e coração (cálcio e potássio). Os músculos e o sistema nervoso também serão muito beneficiados. O alho, tão apreciado por mim, é fonte de alicina, um componente importantíssimo na prevenção de tumores malignos. Outros exemplares são: algas marinhas, cebola (também rica em alicina), pêra, pinhão, palmito, rabanete, nabo e mandioca. Pesquisei muito sobre a alicina, cheguei à conclusão que realmente funciona. Meu consumo diário é de uma cabeça, não me importo pelo cheiro que venha a provocar.
Os alimentos tidos como vermelhos são ricos em licopeno e antocianina. O primeiro é um ótimo antioxidante, eliminando os radicais livres de nosso organismo. Estudos recentes demonstram que o licopeno previne contra o câncer de próstata. São representantes desse grupo: goiaba vermelha, caqui, tomate, melancia, morango, framboesa e cereja, entre outros. O tomate é o mais rico em licopeno, fato que o torna matéria prima na produção dos fármacos com base nesse antioxidante. A circulação sanguínea, sem dúvida, agradece. Normalmente aparece associado à vitamina C (um antioxidante por excelência).
Os amarelos e alaranjados são ricos em ácido clorogênico e carotenóides, antioxidantes e protetores do músculo cardíaco, além de prevenirem o câncer de mama. São exemplos o mamão, a abóbora, cenoura, manga , pêssego e laranja, entre outros. Interessante a freqüência de pessoas portadoras de hipercarotenemia (ingestão excessiva de carotenóides) que deparamos em nossa clínica no dia-a-dia. Não se trata de uma doença, mas sim de um excesso desnecessário, tornando as palmas das mãos e plantas dos pés amarelados. Reversível com a interrupção da ingesta desses alimentos. O beta-caroteno beneficia a visão noturna, além de ser um antioxidante excelente. Os alimentos amarelos são muito ricos em vitamina C, que participam também na síntese do colágeno, tornando as rugas, tão malfadadas, a aparecerem mais tardiamente.
Os alimentos pretos, arroxeados ou azulados, tais como uva, ameixa, figo, beterraba e repolho roxo contém ácido elárgico, que retardam o envelhecimento dos tecidos e neutralizam os fatores cancerígenos, mesmo antes dos mesmos alterarem o código genético. A berinjela pegou fama de eliminar o colesterol e triglicérides, uma verdade sim, porém incompleta, qualquer alimento rico em fibras dificulta a absorção do colesterol a nível intestinal, não precisa ser berinjela. A ameixa é outra que entrou para a história, melhora o trânsito intestinal. Não precisa ser ameixa, basta ingerir fibras em abundância. O erro maior é colocar uma ameixa em um copo de água no dia anterior e tomar no dia seguinte, pela manhã, eliminando a ameixa e tomando a água. O importante é a ameixa e não a água. Outros exemplos são o feijão preto, figo, jabuticaba e alcachofra.
Os de cor verde, tais como os vegetais folhosos (verduras em geral), o pimentão verde e o salsão, contém clorofila e são ricos em vitamina A. Agem também como antioxidantes, possuem efeito anticancerígeno e protegem a pele e os cabelos. Por possuírem muitas fibras, são ótimos como reguladores do aparato digestivo. Os de cor verde escura são mais ricos em iodo, regularizadores da função da tireóide: agrião, rúcula, couve, etc. A couve é um ótimo protetor da mucosa gástrica, prova está em que existe até medicamentos antiulcerosos baseados no princípio ativo da couve. Há anos que se consome couve no intuito de tratar gastrites e úlceras do estômago e duodeno. Abacate, abobrinha, quiabo, pepino, escarola, manjericão, limão, espinafre, ervilha, kiwi e vagem são outros exemplos desse grupo.
Os alimentos de coloração marrom são ricos em complexo vitamínico B e vitamina E, encontrados nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. Em nosso meio é muito comum a eliminação da película amarronzada do arroz, riquíssima em vitamina B1 e B6 (Tiamina e Piridoxina, respectivamente). Essas vitaminas são destinadas, em forma de farelo, aos porcos. Felizes eles. Aproveitam mais os que consomem arroz integral. Esses alimentos, segundo pesquisas científicas, combatem a ansiedade e depressão, previnem as doenças cardiovasculares e o câncer.
Não resta dúvidas, alimentar-se bem é escolher pratos coloridos, que possuem boas doses de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.
É um crime usar centrífugas no intuito de obter sucos de frutas, elas levam ao lixo as fibras que permanecem na peneirinha. Comer frutas em natura, nota dez, batidas em liquidificador idem, usar centrífugas, nota zero, assim como coar sucos, zero à esquerda.
Além do mais, vitaminas se compram em quitandas e supermercados, jamais em farmácias.
Até a próxima
Uma feliz refeição colorida e joguem fora suas peneirinhas.

Publicação: Dr. Alarico Candioti

Nenhum comentário:

Postar um comentário